Adoramos trocar informações sobre cultura, lugares inusitados, curiosidades, hábitos, novas experiências e visões de mundo. Isso tudo você pode descobrir a poucos quilômetros de sua casa, ou do outro lado do planeta... Pode ser naquela escapada de final de semana, sem muito planejamento, ou no sonhado mês de férias... ou ainda, naquela viagem a trabalho... Sempre é possível estabelecer conexão com o mundo real. Questione suas verdades, e carpe diem!







sábado, 15 de janeiro de 2011

Por que o turismo cresceu tanto no Brasil em 2010?

Cada vez mais, viajar tem figurado com força total na lista de desejos dos brasileiros. Observe as mudanças pelas quais passou o mercado turístico em 2010:

  • Muito embora aquelas promoções de passagem aérea a R$ 89,00 não tenham se concretizado sempre na hora de comprá-la, uma vez que normalmente são válidas apenas para os dias de semana, em períodos de baixa procura, com escalas cansativas e horários malucos, não há como negar que viajar de avião ficou mais acessível. De forma geral, os preços realmente ficaram mais competitivos, a malha aérea cresceu e as formas de pagamento ampliaram-se. Fora o adorável esquema de juntar milhas aéreas com as compras do cartão de crédito... A concorrência entre as companhias também ajudou nesse processo, e isto felizmente tende a ser um movimento irreversível, com a entrada de mais players no mercado;
  • Apesar da precariedade da infra-estrutura aeroportuária, as companhias finalmente perceberam que nem todo vôo precisa passar por Guarulhos ou Congonhas. A Azul começou a operar em Viracopos e provou que havia uma demanda reprimida por vôos saindo de outros pontos. Nessa onda vieram também as internacionais TAP e Pluna, e garanto que há outras cias. de olho nesse filão;
  • A economia aquecida do Brasil ficou notória mundo afora, em detrimento à crise econômica de vários países desenvolvidos, e o brasileiro tem sido muito bem-vindo em locais como Buenos Aires, Santiago, Orlando, Nova York, etc, graças aos milhares de dólares que deixamos nas lojas, restaurantes e hotéis;
  • Houve um crescimento considerável nas opções e na quantidade de vôos para locais como Caribe (Punta Cana, St. Maarten, Aruba), e também para o Oriente Médio, graças à Emirates e à Qatar Airways (ambas fantásticas), o que atraiu o turista brasileiro para estes destinos até então pouco divulgados por aqui;
  • Esta os consumistas de plantão adoraram: a isenção pela Receita Federal dos itens câmera fotográfica e celular que trouxermos na singela bagagem, da cota dos US$ 500,00 por pessoa (não esquecendo que é permitido somente 1 unidade de cada item por pessoa!)
  • O turismo de negócios também cresceu: os hotéis de São Paulo não estão reclamando nem um pouco, com taxas altíssimas de ocupação durante a semana; (e aí eu me pergunto: o que faremos durante a Copa???)
  • Finalmente, nossa rede hoteleira no Nordeste está em franca expansão. Destaque para a inauguração dos luxuosos Grand Palladium Imbassaí (Bahia), Vila Galé Cumbuco (próximo a Fortaleza), e Breezes Búzios.
E vamos que vamos... 2011 está aí !!! Feriados ótimos no 1º semestre, poucos no 2º... Mas sempre é tempo de pensar no próximo destino! Bom início de ano a todos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário